SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Cuidar da grávida com cancro: Estratégias dos enfermeiros obstetrasPropondo uma ferramenta tecnológica para comunicação entre enfermeiro e paciente em oncologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ALMEIDA, Fabiane de Amorim  e  LOURO, Caroline Ribeiro. A influência da arte do palhaço na formação acadêmica do profissional de saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.469-477.  Epub 22-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.469-477.

Introdução: Profissionais de saúde estão em contato constante com pessoas e a maneira como se relacionam com elas delineia-se a partir da sua formação acadêmica. Um ensino fundamentado nos princípios da humanização e na empatia pode influenciar significativamente nos relacionamentos interpessoais construídos pelo graduando no futuro. Para algumas instituições de ensino, o uso da linguagem do palhaço é uma forma de proporcionar ao estudante da área da saúde o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, muitas vezes subestimadas na educação tradicional em saúde. Objetivo: Compreender o significado da vivência dos profissionais de saúde ao participar de um projeto de extensão sobre a arte do palhaço enquanto graduando. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 19 profissionais de saúde que participaram do projeto de extensão denominado “Narizes de Plantão” durante a graduação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo, sendo analisados a partir da Análise Qualitativa do Conteúdo, utilizando-se o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Resultados: Ao relatarem a vivência da arte do palhaço, os participantes expressaram o impacto positivo, transformador e auto terapêutico do projeto durante a graduação, incluindo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em suas vidas acadêmicas. Conclusão: A arte do palhaço mostrou-se uma poderosa ferramenta transformacional e educacional, auxiliando na formação de profissionais de saúde mais empáticos e humanizados. A investigação qualitativa, dada a sua natureza, possibilitou explorar esta realidade em suas diferentes nuances.

Palavras-chave : Educação Superior; Pessoal de Saúde; Terapia do Riso; Jogos e brinquedos; Humanização da Assistência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )