SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A influência da arte do palhaço na formação acadêmica do profissional de saúdeDiálogos sobre a Construção dos Itinerários Terapêuticos por Pessoas que Vivenciam Hanseníase índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ALMEIDA, Fabiane de Amorim  e  VIEIRA, Mahyra Medeiros. Propondo uma ferramenta tecnológica para comunicação entre enfermeiro e paciente em oncologia. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.478-486.  Epub 22-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.478-486.

Introdução: A presença do enfermeiro navegador nos cenários de cuidado aos pacientes em oncologia tem se tornado uma tendência no Brasil e no mundo, com destaque para o câncer colorretal. Uma das principais estratégias de abordagem utilizadas por estes profissionais é a comunicação, que tem sido facilitada com o uso da tecnologia. Objetivos: Compreender as expectativas dos pacientes com tumores colorretais acerca da construção de uma ferramenta tecnológica que facilite a comunicação com o enfermeiro navegador e o acesso à informação; propor a elaboração de uma ferramenta de comunicação e divulgação de conhecimento alinhadas às necessidades dos participantes da pesquisa. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com pacientes em tratamento para câncer colorretal no Centro de Oncologia de um hospital particular, de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa em prontuário e entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a Análise Qualitativa do Conteúdo como referencial metodológico. Resultados: Sugestões foram propostas pelos pacientes, para a inserção de ferramentas tecnológicas que atendam melhor às suas necessidades, como o Whatsapp Business, para viabilizar a comunicação com os enfermeiros navegadores. Foi criada, também, uma página de Instagram, para disponibilizar conteúdo científico e material educacional sobre o câncer colorretal, denominada Colorretal_News. Conclusão: A tecnologia é percebida pelos pacientes como uma estratégia facilitadora da comunicação com os profissionais de saúde, além de fonte de conhecimento sobre a doença. Acredita-se que a implementação das propostas de intervenção tecnológica do presente estudo no serviço de oncologia otimize a comunicação entre pacientes e enfermeiros navegadores e a disponibilização de informações atualizadas e confiáveis sobre as questões relacionadas aos tumores colorretais.

Palavras-chave : Enfermagem Oncológica; Navegação de Pacientes; Aplicativos Móveis; Neoplasias Colorretais; Cuidados de Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )