SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Diálogos sobre a Construção dos Itinerários Terapêuticos por Pessoas que Vivenciam HanseníaseAnálise qualitativa mediada pelo software IRaMuTeQ: Interpretações a partir do ontem e do hoje no Sistema Único de Saúde do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SAMICO, Célia Sofia Barreiros; HENRIQUES, Adriana  e  LUCAS, Pedro. Ocorrência de erros na administração de medicação - Revisão Integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.496-504.  Epub 23-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.496-504.

Introdução: A complexidade de cuidados associada ao uso de tecnologia, medicamentos e outros tratamentos é um desafio para as organizações de saúde, e está muitas vezes na base da existência de eventos adversos. A administração de medicação é considerada uma atividade crucial no que concerne a segurança dos doentes. A ocorrência de erros durante o processo de gestão da medicação acarreta importantes custos para os doentes, profissionais e Serviço de Sáude. Nos países europeus 8 a 12% dos doentes internados num hospital apresentaram eventos adversos sobretudo como erros de medicação. A Organização Mundial da Saúde definiu como terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, a Medicação sem danos. Objetivo: identificar a evidência científica sobre a ocorrência de erros na administração da medicação. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com pesquisa nas bases de dados CINAHL, Cochrane, Mediclatina, MEDLINE, CUIDEN e referências bibliográficas dos artigos incluídos. Limitadores: artigos publicados de 2015 a 2020; texto integral e Europa. Resultados: Incluídos 9 artigos que descrevem relação entre ocorrência de erros e fatores da organização (Interrupções, recursos humanos insuficientes; ritmos trabalho acelerados, cargas de trabalho e cultura punitiva); fatores do sistema de medicação (sistemas de segurança) e fatores individuais (cansaço, falta de competências, negligência) Conclusão: Melhorar o ambiente da prática de enfermagem e garantir a existência de sistemas e rotinas de segurança na administração de medicação, uma cultura organizacional não punitiva e recursos humanos suficientes (treinados e com educação no uso seguro do medicamento), têm impacto na diminuição da ocorrência de erros de medicação e consequentemente, promotores da segurança do doente.

Palavras-chave : Segurança do Doente; Erros de Medicação; Enfermeiras..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )