SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Fronteiras entre saúde e doença para pessoas que vivem com Doença CrónicaCapacidades reprodutivas de mulheres com malformação congênita do aparelho reprodutor: Uma leitura difrativa à luz do realismo agencial de Karen Barad índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MIMOSO, Inês; SOTERO, Luciana; CUNHA ISABEL, Ana  e  QUEIROZ, Juliana. A experiência de adaptação de mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: Um estudo qualitativo. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.645-653.  Epub 02-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.645-653.

Introdução: A paralisia cerebral (PC) é uma das condições crónicas pediátricas mais comuns, impondo múltiplos desafios à vida das famílias, em particular, às mães, que assumem a maior parte dos cuidados da criança. No entanto, apesar das exigências associadas ao cuidado de uma criança com PC, a literatura tem demonstrado que os pais também possuem capacidades para enfrentar a adversidade. Objetivos: Compreender a experiência destas mães, explorando os fatores que, na sua perceção, contribuem para uma adaptação positiva. Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas a 6 mães de crianças/adolescentes com PC. Os dados foram analisados recorrendo a uma análise temática. Resultados: Identificaram-se cinco grandes temas que evidenciam fatores importantes para a adaptação: (1) cooperação intrafamiliar; (2) rede de apoio; (3) perceção de competência; (4) pôr a PC “no seu lugar”; e (5) manutenção de uma visão positiva. Conclusões: A identificação destes temas permitiu evidenciar as forças e os recursos associados a uma trajetória adaptativa de mães de crianças/adolescentes com PC, traduzindo-se em pistas para a intervenção clínica e um ponto de partida para futuras investigações.

Palavras-chave : Paralisia Cerebral; Mães; Adaptação; Análise Temática..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )