SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Perceção de enfermeiros portugueses sobre a tomada de decisão contracetiva de mulheres após aborto voluntário: Contributo de um grupo focalRede cegonha: Visão de gestantes e profissionais de saúde acerca de sua operacionalização índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CARNUT, Leonardo et al. Análise de conteúdo frequencial lexical: O quantitativo delimitando o qualitativo na comparação dos discursos sobre o fluxo assistencial para o câncer bucal. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.715-726.  Epub 25-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.715-726.

Em alguns processos gerenciais a análise de conteúdo dos discursos dos sujeitos pode ajudar a compreender a subjetividade envolvida na gestão dos serviços de saúde como no caso dos fluxos assistenciais. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi discutir sobre o uso da análise de conteúdo frequencial lexical para analisar comparativamente a compreensão de um fluxo assistencial para a referência de usuários com câncer bucal. Método: O estudo se localizou no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Este é um município de médio porte e contém uma rede de serviços públicos de saúde bucal composta por 19 equipes de cirurgiões-dentistas (CDs) e auxiliares que encaminham pacientes com suspeitas de câncer bucal. Realizou-se entrevista semiestruturada com quatro sujeitos (dois CDs e dois gerentes) para identificar a ‘racionalidade’ (gerencial ou clínica) mais frequente no discurso de ambos sobre o fluxo com intuito de comparação. Para fins analíticos foi usada a análise de conteúdo de Bauer, do tipo frequencial e cuja unidade textual de análise foi o léxico dos discursos dos quatro sujeitos entrevistados sobre o fluxo assistencial. Resultados: A categoria ‘Fluxo Assistencial’ para os CDs foi maior (50%) do que nos Gerentes (47,1%). Os gerentes dominaram mais o conteúdo sobre Atenção Básica do que os CDs clínicos o que pode ser visto na comparação CDs (6,1%) e Gerentes (29,4%). Conclusões: Gerentes e CDs compreendem a referência dos usuários, porém os CDs não estão totalmente seguros dos casos. Os gerentes demonstram uma maior segurança quanto os seus discursos, porém demonstraram resquícios do modelo biomédico. A análise de conteúdo frequencial lexical destes discursos permitiu essa comparação com maior precisão.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Regulação e Fiscalização em Saúde; Neoplasias Bucais; Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )