SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Stork Network: View of Pregnant Women and Health Professionals about its OperationPhysiotherapist Practice in Primary Care: An Integrative Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

PORTO, Valberto Barbosa  and  AVILA, Maria Marlene Marques. O Pesquisador e a Experiência de Formar o Biólogo como Profissional de Saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.736-744.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.736-744.

Introdução: A experiência de formar o biólogo como profissional de saúde, na modalidade bacharelado, já foi praticada pelo Curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Ceará, respaldada no seu projeto de criação e no seu primeiro projeto pedagógico de curso. Por outro lado, a narrativa autobiográfica experimenta avanços significativos no meio qualitativo de pesquisa científica, podendo abrir portas para a continuidade de estudos de determinadas naturezas, como sobre o biólogo como profissional de saúde, assunto recordado neste artigo. Objetivo: Relatar o modo como surgiu a experiência de um curso de biologia em formar o biólogo profissional de saúde para contribuir com a indicação de um caminho a seguir no processo de formação do biólogo licenciado, objeto de estudo da pesquisa de doutorado discutida, para este trabalho ajudar outras pessoas em atividades dessa natureza. Métodos: O relato da experiência foi baseado na Metodologia Interativa, na qual usou-se da Investigação Narrativa como um dos instrumentos da triangulação, interagindo com a pesquisa documental e de campo, compondo-se neste manuscrito, de reflexão crítica, baseada em narrativa autobiográfica, para produzir os efeitos de uma generalização naturalística. Resultados: Os resultados discutidos expressam, que o curso investigado, que já praticou a formação do biólogo no campo da Saúde, não é neófito nesse empreendimento de formar biólogos como profissionais de saúde. Conclusão: A Investigação Narrativa forneceu subsídios valiosos oriundos desta prática anterior de formação, para a pesquisa de doutorado centrada na formação do biólogo licenciado neste campo de atuação, a fim de que pesquisadores possam se usufruir deste estudo para chegarem às suas próprias conclusões.

Keywords : Formação em Saúde; Ciências Biológicas; Metodologia Interativa; Pesquisa Narrativa; Autobiografia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )