SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Migratory Movements in Childhood: An Analysis in Light of the Bioecological TheoryPsychoanalytic Informed Qualitative Research: Theoretical Methodological Contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

LAURIANO, Mariana et al. O trabalho docente no curso.Técnico de Enfermagem em uma Etec. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.763-769.  Epub Nov 30, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.763-769.

Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do trabalho dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem em uma escola técnica de um município de médio porte. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: Potências do trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.

Keywords : Docente de Enfermagem; Educação Profissionalizante; Prática do Docente de Enfermagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )