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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MORAES, Rafael Silvério de et al. Fatores que Facilitam e Dificultam a Atividade de Educação Permanente em Saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.778-786.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.778-786.

Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo educativo que articula o serviço, o ensino, a saúde e a docência, colaborando para o crescimento profissional, o controle social e a gestão. Objetivo: Identificar os fatores que facilitam e dificultam as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas Unidades de Saúde da Família (USF). Metodologia: Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica Dialética. Participaram 50 profissionais, das equipes multiprofissionais das USF, do interior paulista no Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Resultados: A análise dos sentidos evidenciou duas categorias analíticas: fatores que facilitam as atividades de EPS - reuniões de equipe, trocas de informações e diferentes saberes, participação da população, colaboradores, coordenadores, da gestão e da equipe multiprofissional; fatores que dificultam as atividades de EPS - incompreensão do processo da EPS, falta de interesse de alguns colaboradores, desconsideração das necessidades dos profissionais pelos gestores e falta de participação da equipe multiprofissional na EPS. Conclusões: A abordagem qualitativa da pesquisa e a fundamentação teórica sustentada pela Hermenêutica-Dialética possibilitou à apresentação dos fatores que apoiam e impedem as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas USF e que podem subsidiar as adequações necessárias.

Palavras-chave : Educação Permanente; Educação Permanente em Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Estratégia Saúde da Família..

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