SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Fatores que Facilitam e Dificultam a Atividade de Educação Permanente em SaúdeImplantação e implementação do Apice On: Concepção dos profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Ana Carolina dos Santos da et al. Sistematização do cuidado em saúde: Entrevista com enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.787-795.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.787-795.

Introdução: A adoção da sistematização da assistencia de enfermagem é instrumento importante para a organização da prática, porém, há dificuldades em realizá-la na Atenção Primária à Saúde. Objetivo: analisar como os enfermeiros realizam a sistematização da assistência em enfermagem (SAE) na Estratégia Saúde da Família (ESF). Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, a coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada, com uma amostra intencional de 19 enfermeiros. Realizou-se a análise dos dados por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: há diversidade de referenciais na realização da SAE, sem definição de diretrizes por parte da gestão municipal. Com a implementação do e-SUS e do prontuário eletronico novos desafios surgiram, necessitando-se de formação dos profissionais para compreenderem a nova lógica de realização e registro do cuidado. Conclusões: a análise temática contribuiu para identificação dos desafios e estratégias para a implantação da SAE na APS.

Palavras-chave : Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Estratégia Saúde da Família..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )