SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Necessidades e Preocupações Maternas no Período Pós-Parto: Revisão Sistemática da LiteraturaInteratividade Educativa Preservando o Desenvolvimento de Prematuros: Pesquisa Convergente Assistencial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya; SA, Caio Heinrich Correia de; LIMA, Rayanne  e  SOARES, Adelia Karla Falcão. Comunicação no cuidado em saúde: Concepções e vivências de discentes e docentes de Enfermagem. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.828-837.  Epub 06-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.828-837.

A habilidade de comunicação envolve o intercâmbio entre mensagens verbais e não verbais entre indivíduos. No campo da enfermagem, constitui uma habilidade no processo de cuidado aos usuários e ferramenta de trabalho entre diferentes profissionais para o cuidado centrado no usuário/família, sendo relevante durante o processo de formação na graduação. Ao longo do processo formativo do estudante de enfermagem, deve-se considerar diferentes contextos e fatores que podem repercutir na prática profissional. Objetivos: analisar as concepções dos professores e estudantes do curso de graduação de enfermagem acerca da comunicação em saúde. Métodos: estudo descrito, exploratório com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido a partir das técnicas de narrativas (com estudantes de graduação em enfermagem) e entrevistas semiestruturadas com docentes de enfermagem, a partir de questões nortearas sobre o conceito de comunicação, suas vivências sobre comunicação durante a formação e a comunicação entre enfermeiros e usuários. Os dados foram analisados a partir da geração de códigos descritivos e analíticos, para a categorização. Resultados: Foram coletados dados narrativos de 131 estudantes e 10 entrevistas de docentes. Os dados foram agrupados em três categorias: 1) Conceitos da comunicação, suas formas de expressão; 2) Comunicação no cuidado de enfermagem, sua relação e aplicação no trabalho do enfermeiro; 3) Aplicações da comunicação no contexto da educação dos graduandos de enfermagem. Conclusões. Estudantes e docentes de enfermagem reconhecem a importância da comunicação, porém mencionam a carência de ferramentas e práticas que tornem os usuários mais participantes das decisões envolvidas no cuidado. Tais aspectos precisam ser abordados ao longo do processo de formação, por meio da mediação docente.

Palavras-chave : Comunicação em saúde; Estudantes de Enfermagem; Docentes; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )