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New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

COSTA, Jeannette Barros Ribeiro; AUSTRILINO, Lenilda  and  MEDEIROS, Mércia Lamenha. Construção do conhecimento entre preceptores da Residência Médica em Pediatria. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.871-879.  Epub Dec 09, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.871-879.

A Residência Médica é uma forma de treinamento sob orientação de preceptoria, visa formar profissionais tecnicamente qualificados, com elevado padrão ético e humanista. Os programas de residencia médica estão em processo de reestruturação, visam principalmente, inserir os residentes em diversos cenários de saúde e redes de cuidado. Este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo relatar os desdobramentos resultante do planejamento estratégico, elaborado como produto de uma pesquisa que identificou a necessidade de um programa de educação permanente para os preceptores da Residência Médica de um hospital universitário público do nordeste brasileiro. A oficina visou responder a questão: quais as habilidades e competências a serem desenvolvidas no programa de Residência Médica em pediatria, que favorecem a aquisição de autonomia progressiva para o médico residente atingir a formação profissional? Seguindo as etapas da estratégia de ensino “preceptoria minuto”, as informações produzidas sobre as habilidades e competências, mencionadas pelos preceptores foram tratadas a partir da análise de conteúdo e sistematizadas por ano de residência. Em conclusão, os preceptores concordaram com a proposta advinda do planejamento participativo, visando a realização de um programa de educação permanente, que se iniciou com a oficina voltada ao uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os preceptores mencionaram que a oficina proporcionou meios para a mudança na prática pedagógica, se comprometeram com o uso de metodologias ativas, avaliaram que ao vivenciarem o exercício da elaboração coletiva das habilidades e competências a serem desenvolvidas nos residentes, criaram condições de melhoria do processo de formação do médico pediatra e maior integração entre ensino e serviço.

Keywords : Residência Médica; Ensino-aprendizagem; Hospitais de Ensino..

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