SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados CoronáriosO uso de psicofármacos e/ou psicotrópicos: Uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

COSTA, Jeannette Barros Ribeiro; AUSTRILINO, Lenilda  e  MEDEIROS, Mércia Lamenha. Construção do conhecimento entre preceptores da Residência Médica em Pediatria. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.871-879.  Epub 09-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.871-879.

A Residência Médica é uma forma de treinamento sob orientação de preceptoria, visa formar profissionais tecnicamente qualificados, com elevado padrão ético e humanista. Os programas de residencia médica estão em processo de reestruturação, visam principalmente, inserir os residentes em diversos cenários de saúde e redes de cuidado. Este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo relatar os desdobramentos resultante do planejamento estratégico, elaborado como produto de uma pesquisa que identificou a necessidade de um programa de educação permanente para os preceptores da Residência Médica de um hospital universitário público do nordeste brasileiro. A oficina visou responder a questão: quais as habilidades e competências a serem desenvolvidas no programa de Residência Médica em pediatria, que favorecem a aquisição de autonomia progressiva para o médico residente atingir a formação profissional? Seguindo as etapas da estratégia de ensino “preceptoria minuto”, as informações produzidas sobre as habilidades e competências, mencionadas pelos preceptores foram tratadas a partir da análise de conteúdo e sistematizadas por ano de residência. Em conclusão, os preceptores concordaram com a proposta advinda do planejamento participativo, visando a realização de um programa de educação permanente, que se iniciou com a oficina voltada ao uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os preceptores mencionaram que a oficina proporcionou meios para a mudança na prática pedagógica, se comprometeram com o uso de metodologias ativas, avaliaram que ao vivenciarem o exercício da elaboração coletiva das habilidades e competências a serem desenvolvidas nos residentes, criaram condições de melhoria do processo de formação do médico pediatra e maior integração entre ensino e serviço.

Palavras-chave : Residência Médica; Ensino-aprendizagem; Hospitais de Ensino..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )