SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Construção do conhecimento entre preceptores da Residência Médica em PediatriaGuia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SOTO, Beatriz et al. O uso de psicofármacos e/ou psicotrópicos: Uma revisão integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.880-889.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.880-889.

A prescrição de psicofármacos e/ou psicotrópicos aumentou significativamente nos últimos anos, sendo essa classe de medicamento, uma das mais prescritas atualmente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que a busca foi realizada no BVS, selecionado as bases de dados LILACS e BDENF. Foram analisados 20 artigos de periódicos publicados no período de 2009 a 2019, nos idiomas inglês, português e espanhol. Os resultados mostram que o país de maior produção dos artigos foi o Brasil e indicam que desde o adulto jovem até o idoso são os principais usuários desses medicamentos. Entre os psicofármacos e/ou psicotrópicos mais prescritos estão o Clonazepam, Diazepam e Fluoxetina e os principais prescritores são os clínicos gerais. As situações em que esses medicamentos são prescritos são queixas de ansiedade e insônia. Em relação ao tempo de uso dessas medicações, há prevalência do uso entre três a seis anos. Conclui-se que o uso dessa classe de medicamentos é altamente prevalente, demonstrando a necessidade de Educação Continuada e Permanente em Saúde Mental a esses profissionais, ressaltando o uso racional desses medicamentos.

Palavras-chave : Psicotrópicos; Assistência à Saúde Mental; Prescrições de Medicamentos; Transtornos Mentais; Revisão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )