SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O uso de psicofármacos e/ou psicotrópicos: Uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LEAL ANDRIAN, Laura  e  HENRIQUES HELENA, Silvia. Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: Relato de experiência. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.890-897.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.890-897.

A utilização da técnica de Grupos Focais na enfermagem estão presentes na literatura, entretanto, ressaltam-se lacunas com relação a guias ou roteiros que podem nortear sua condução. Objetivos: Apresentar a experiência dos pesquisadores na elaboração de um guia para nortear a condução de grupos focais relacionados a identificação de competências gerenciais prioritárias ao desenvolvimento de discentes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência realizado em uma universidade brasileira. O guia foi construído tendo por base artigos disponíveis da literatura, referencial proposto e a experiência das autoras em um curso da Espanha. Este guia foi validado e testado por quatro especialistas de gestão em enfermagem, nível doutorado. Após construção e validação, foram realizados três grupos focais com docentes da área de gerenciamento da IES selecionada. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2020 e foi realizada análise temática indutiva. Resultados: A construção de um guia norteador demonstrou ser estratégia capaz de identificar aspectos relevantes para a formação do enfermeiro no que diz respeito a identificação das competências gerenciais. Essa construção pôde servir de base para condução de demais grupos. Ademais, a partir do guia construído e sua implementação identificou-se competências gerenciais prioritárias, tais como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e tomada de decisão gerencial. Conclusões: A estratégia de grupos focais com docentes de enfermagem acompanhadas por um guia norteador demonstrou ser positiva na identificação de competências gerenciais prioritárias ao ensino de enfermagem, favorecendo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento destas competências e consequentemente contribuir para a inserção deste profissional no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Grupos Focais; Competência Profissional; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )