SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Proposta de abordagem para refinamento de pesquisa bibliográficaEl análisis cualitativo de nexos causales: El aporte del process-tracing a las ciencias de la gestión índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

VIEIRA DA SILVA, Catarina  e  BRANCO, Francisco. A Desqualificação Social da classe média em Portugal: Uma abordagem qualitativa. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.21-33.  Epub 13-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.21-33.

A presente investigação, tem como objeto central da pesquisa, analisar as principais dinâmicas de vulnerabilização que afetam a classe média, procurando-se compreender designadamente as dimensões relacionadas com a crise económica, quebra de rendimentos, processos de desagregação e rutura familiar, desqualificação social e sofrimento social. Este trabalho baseou-se, como um dos principais eixos teóricos de pesquisa, no ensaio de Serge Paugam sobre a nova pobreza. Partindo deste conceito como representação e categoria analítica, elaborou-se uma proposta de releitura do conceito de desqualificação social perante os desafios da classe média face à crise económica contemporânea. A pesquisa adotou uma estratégia de cariz qualitativo, com base em entrevistas a cidadãos de classe média que experienciaram no presente e passado recentes processos de desqualificação social, tendo sido reunido um corpus de vinte entrevistas com base no princípio da máxima heterogeneidade. No que se refere à codificação e categorização utilizou-se o software MAXQDA para a análise de dados qualitativos. Os dados recolhidos indiciam que estamos perante cidadãos que se afastam dos atributos apontados pela literatura à classe média, em consequência das trajetórias de mobilidade social descendente ou mobilidade ascensional estagnada provocadas pelos processos de vulnerabilização económica e social a que foram submetidos. Esta investigação permitiu ainda concluir que todos os entrevistados sofreram processos de mobilidade social descendente ou exposição a dinâmicas de mobilidade ascensional estagnada, evidenciando-se que uma grande parte dos cidadãos não recorre aos serviços de apoio e ação social, mobilizando preferencialmente as redes de apoio e solidariedade familiar.

Palavras-chave : Classe Média; Públicos Diferenciados; Desqualificação Social; Serviço Social; Abordagem qualitativa; Qualitative Data Analysis (QDA)..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )