SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Lo Hedónico y la Exhibición Ostentosa en Festivales de Música PagosA(s) casa(s) e o “ficar em casa”: Um estudo exploratório dos impactos psicossociais das desigualdades habitacionais na vivência da pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MORI, Valéria Deusdará  e  ABDALLA, Helena. Teoria da Subjetividade: Um caminho para a compreensão da conjugalidade e de seus processos individuais e sociais expressados na psicoterapia. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.144-152.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.144-152.

A Psicologia como ciência compreendeu a subjetividade, essencialmente e simultaneamente, como um processo individual que determina todos os outros processos e também meramente social, sendo o homem determinado por ela. A subjetividade é produzida historicamente e não um resultado direto dos processos que vivemos nos espaços que compartilhamos. O objetivo do presente artigo é explicar a psicoterapia de casal como um cenário favorecedor para compreensão dos processos subjetivos individuais e sociais, implicados na conjugalidade. Esses aspectos evidenciam-se de acordo com a Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórica e cultural. E a Epistemologia Qualitativa, na qual se apoia a pesquisa construtivo-interpretativa orientando os processos metodológicos desta pesquisa. Realizada em um consultório particular com um casal, cujas ferramentas utilizadas são o diálogo e complemento de frases. Constatou-se que os processos de desenvolvimento subjetivo apresentados na relação conjugal, se organizam em configurações subjetivas complexas e contraditórias. Os sentidos subjetivos decorrentes do sistema individual e social, referentes às histórias de vida singulares e às características da subjetividade social brasileira perpassam, de forma mútua, pela singularidade de cada pessoa e são expressados pelo caráter dialógico do espaço psicoterapêutico.

Palavras-chave : Subjetividade; Psicoterapia; Dialogicidade; Conjugalidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )