SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Discursos de las memorias colectivas. Reflexiones metodológicas acerca de la reconstrucción del recuerdo en grupos de discusiónAnálisis cualitativo de la gestión tecnológica para la innovación de servicios financieros: Estudio de casos múltiples de startups FinTech en Lima Metropolitana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CASTRO, Patrícia Pereira. O Impacto das Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem nas Ciências Contábeis Segundo a Percepção Docente. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.208-217.  Epub 13-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.208-217.

Evidências bibliográficas sugerem que as metodologias ativas trouxeram contribuições positivas para o processo de ensino-aprendizagem, assim, pode-se inferir que, as metodologias ativas trouxeram mudanças que se relacionam com as premissas das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Graduação em Ciências Contábeis. Neste contexto, este artigo estuda o efeito das metodologias ativas nas competências e habilidades concebidas no decorrer dos primeiros semestres do curso de Ciências Contábeis, na percepção docente. O trabalho foi direcionado a sete docentes, dos dois primeiros semestres, do curso de Ciências Contábeis, de uma instituição de Ensino Superior da capital sul-mato-grossense que implantou as Metodologias Ativas em seus cursos, em 2019. Realizou-se a entrevista, através de um questionário com dezessete questões, incluindo questões fechadas para parametrização da amostra e discursivas sobre o objetivo de estudo. A análise do conteúdo das entrevistas permitiu categorizar os resultados de forma quantitativa e qualitativa. Constatou-se que, 85,7% dos entrevistados atuam na docência há mais de 6 anos e que todos utilizam os métodos ativos há pelo menos 1 ano (a maioria entre 2 a 5 anos) e na maioria de suas disciplinas, e um percentual significativo percebeu diversas habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos por meio da utilização das Metodologias Ativas. As metodologias mais utilizadas entre os entrevistados são a “sala de aula invertida” e “aprendizagem baseada em problemas”. Conclui-se que, na percepção dos entrevistados as metodologias ativas aumentaram o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Além disso, na percepção da maioria dos docentes entrevistados as metodologias ativas comparada a metodologia tradicional facilitaram o processo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : Metodologia de Ensino; Aprendizagem; Competências e Habilidades..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )