SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Impactos da COVID-19 na vida das mulheres em Portugal: Breve análise temáticaInvestigação Qualitativa em período de distanciamento social: O desafio da realização de entrevistas remotas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

DEUS, Ana Paula Vieira de  e  VILA, Vanessa da Silva Carvalho. O processo diagnóstico do HIV no contexto de relacionamento estáveis: Interpretação descritiva. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.327-335.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.327-335.

Introdução: O crescente aumento de infecções pelo HIV entre pessoas que vivenciam relacionamentos estáveis, indica a dificuldade da prevenção no contexto dos relacionamentos estáveis. Objetivo: Compreender o processo diagnóstico do HIV no contexto de relacionamentos estáveis. Método: Estudo descritivo interpretativo com 17 pessoas soropositivas para o HIV e três parcerias (duas soronegativas e uma soropositiva). Essas pessoas foram atendidas em um serviço de saúde ambulatorial da região Centro-Oeste do Brasil. Foi conduzida análise temática interpretativa. Resultado: O processo diagnóstico do HIV foi marcado por fatores determinantes para a busca do serviço de saúde, após a vivência de sintomas, exames de rotina e a confirmação da contaminação pela parceria. Os participantes atribuíram as possíveis causas de contaminação pelo vírus, às relações sexuais desprotegidas, ao compartilhamento de materiais e acidente com material biológico. Receber o diagnóstico foi descrito como um caminho solitário, marcado por sentimentos de negação, sofrimento e isolamento que trouxe para a vida dessas pessoas demandas terapêuticas e sociais complexas, sendo necessário a readaptação às atividades de vida diária. Verificou-se que o uso do preservativo, antes do diagnóstico do HIV era um desafio. Muitos não usavam por confiar na parceria estável. Conclusão: A descoberta do HIV trouxe consigo mudanças e adaptações necessárias para manutenção da vida. O preconceito, o medo do julgamento e o estigma sãos os principais desafios na vivência do HIV, sendo de grande responsabilidade dos serviços.

Palavras-chave : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Cônjuges; Relações Interpessoais; Pesquisa Qualitativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )