SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Narrativas: o que aprendemos sobre métodos online durante a pandemia?Agentic Netnography índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PRESADO, Maria Helena et al. Desafios à translação do conhecimento na era digital. NTQR [online]. 2022, vol.10, e517.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022e517.

A translação do conhecimento para a prática clínica e a mudança de comportamentos é um processo lento que implica o envolvimento de todos os intervenientes no processo. A Transferência do Conhecimento (TC)é um processo complexo e abarca mais do que a disseminação ou comunicação dos resultados de investigação. Inerentes ao contexto pandémico, a nossa experiência revela alguns condicionantes no trabalho multiprofissional e interinstitucional, mas o recurso a plataformas digitais podem promover a comunicação entre academia e prática. As tecnologias digitais colocam vários desafios aos docentes, profissionais de saúde e investigadores para uma Prática Baseada na Evidencia (PBE) e permite-nos inferir que a TC é influenciada pelo mundo virtual. Temos como objetivo refletir o papel de docente, investigadores e clínicos na transferência do conhecimento no mundo virtual, analisar desafios e debater estratégias que garantam a transferência do conhecimento. Ao longo do capítulo, dividido em seis secções, será abordada a questão conceptual introdutória, seguida de uma seção com exemplos de casos práticos já aplicados em vários contextos, permitindo em seguida partir para uma reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas para uma PBE mais eficiente. A penúltima secção elenca as limitações com desafios simultâneos da experiência digital. Ensinar o PBE nos currículos escolares nos vários níveis de ensino e envolver os estudantes em projetos podem constituir um desafio ao processo de aprendizagem do pensamento crítico da prática clínica e à utilização de modelos e técnicas online, pela facilidade da utilização de recursos tecnológicos pelas gerações mais jovens. Nas Considerações finais, salientamos a necessidade de uma abordagem colaborativa entre investigadores, clínicos e clientes onde cada um assume um papel ativo. As novas tecnologias aplicadas à saúde e as exigências dos consumidores, obrigam a alteração das práticas e dos modelos de organização serviços bem como, a necessidade de parcerias institucionais.

Palavras-chave : Translação conhecimento; Prática Clínica Baseada em Evidências; Sistemas de Informações em Saúde; Tecnologia digital; Profissionais de saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )