SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Como a Tecnologia Poderia ser Aplicada para a Análise Qualitativa com Base na Grounded Theory?World Café: desafios e métodos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

COSTA, Idevania G.  y  SCHOALES, Catherine. Conduzindo Estudos de Teoria Fundamentada em Tempos de Pandemia: Desafios, Benefícios e Estratégias Práticas. NTQR [online]. 2022, vol.10, e561.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022.e561.

O objetivo deste capítulo é fornecer aos pesquisadores o conhecimento dos desafios e benefícios em adotar plataformas virtuais para realizar estudos de teoria fundamentada em dados (TFD) durante e após a pandemia da COVID-19. Uma visão geral da TFD será discutida, destacando as entrevistas como a espinha dorsal da coleta de dados para esta metodologia e a necessidade de criar um plano realista para implementar as inúmeras etapas do processo de pesquisa e documentar os desafios encontrados durante esse processo. Implementar pesquisas qualitativas, incluindo a metodologia da TFD em tempos de pandemia não tem sido uma tarefa fácil, portanto, levando a uma mudança no ambiente de pesquisa e operacionalização dos métodos já consagrados. Nesse sentido, os pesquisadores (qualitativos) foram obrigados a adaptar-se aos métodos virtuais, ao mesmo tempo em que tentavam preservar a alta qualidade e o rigor metodológico de seus estudos. Assim, antes de embarcar em um estudo de TFD, é importante examinar os prós e os contras do uso de estratégias online para poder tomar decisões relacionadas ao recrutamento de participantes, coleta de dados por meio de entrevistas e notas de campo. Este capítulo também fornece estratégias práticas para os acadêmicos implementarem estudos de TFD usando plataformas virtuais e descrevem as experiências pessoais dos autores no desenvolvimento e supervisão de estudos de TFD, destacando os desafios e benefícios para os participantes e pesquisadores do estudo. À medida que a pandemia perdura, é importante que os pesquisadores estejam cientes de métodos alternativos para operacionalizar seus estudos e formas de superar os desafios de recrutamento participantes e coleta de dados por meios virtuais. As autoras concluirão recomendando que, em vez de se preocupar em avaliar a qualidade dos dados obtidos de uma entrevista online, os pesquisadores reflitam sobre o impacto que ela pode ter na captura da essência dos processos (fenômenos) em estudo e sejam transparentes ao incluir os desafios e limitações do estudo no relatório final.

Palabras clave : estudos qualitativos; teoria fundamentada em dados; coleção de dados; recrutamento; plataformas virtuais..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )