SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Conduzindo Estudos de Teoria Fundamentada em Tempos de Pandemia: Desafios, Benefícios e Estratégias PráticasCuradoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SAIORON, Isabela; RAMOS, Flávia Regina Souza; SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni  e  FERREIRA, Darlisom Sousa. World Café: desafios e métodos. NTQR [online]. 2022, vol.10, e513.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022.e513.

Contextualização: O World Café pode ser entendido como uma técnica, estratégia ou método de conversação colaborativa, que aprimora o diálogo e a construção coletiva de conhecimento sobre determinado objeto ou problema. Embora não vastamente reconhecido tem sido relatado em estudo de diferentes áreas, seja em investigações ou como recurso para fomentar debates e buscar soluções. Objetivos: descrever a aplicação do World Café para coleta de dados e refletir quanto as possibilidades de sua utilização no meio digital. Desenvolvimento: são apresentadas descrições gerais de caráter metodológico, incluindo seus componentes e princípios de design. Os cinco componentes que compreendem o modelo básico são: 1. O cenário; 2. As boas-vindas e introdução; 3. As rodadas de pequenos grupos; - 4. As perguntas; 5. A colheita. Os sete princípios de design, visam garantir o padrão do processo, sua flexibilidade, simplicidade e eficácia na prática e se referem à: 1. Definir o contexto; 2. Criar um espaço hospitaleiro; 3. Explorar as perguntas que importam; 4. Incentivar a contribuição de todos; 5. Conectar diversas perspectivas; 6. Ouvir juntos os Padrões e Percepções; 7. Compartilhar descobertas coletivas. Além disso, ressalta-se o planejaento do World Café, suas potenciais contribuições para aplicações em pesquisas qualitativas e as possibilidades e limitações de seu uso em abordagens virtuais adaptadas. Considerações finais: O World Café mostra-se um recurso promissor para a coleta de dados grupais em pesquisas qualitativas, enriquecendo as ferramentas dos pesquisadores. Permite a exploração de temas complexos por maior número de pessoas, em curto tempo e com maior participação, uma vez que capta percepções individuais e promove novos e criativos saberes por meio do diálogo e reflexão.

Palavras-chave : Enfermagem; Fóruns de Discussão; Coleta de Dados; Pesquisa Qualitativa; Métodos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )