SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10World Café: challenges and methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SILVA, Katia Alexandra de Godoi e. Curadoria Digital em Software de Análise Qualitativa: uma proposta de formação baseada no desenvolvimento de competências. NTQR [online]. 2022, vol.10, e520.  Epub July 01, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022.e520.

Nos últimos anos tem ocorrido um crescente interesse, por parte dos pesquisadores, pelas abordagens de investigação qualitativa no contexto digital, influenciando o design e demandando competências digitais. Nesse contexto, o presente estudo poderá trazer contribuições relacionadas ao gerenciamento de um plano de curadoria, que poderá abarcar a organização das buscas, seleção, contextualização, compartilhamento e avaliação, além de facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste capítulo reside em apresentar uma proposta de formação para pesquisadores qualitativos em curadoria digital com a exploração de Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software CAQDAS, a partir do desenvolvimento de competências. Para alcançar tal objetivo, o capítulo está organizado em três seções, sendo a primeira a introdução; a segunda, a articulação entre curadoria digital e CAQDAS, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em CAQDAS; a terceira, a proposta de formação de curadoria digital em CAQDAS, a qual optou-se por trabalhar, a partir do modelo de aprendizagem híbrido denominado Self-Blend, utilizando o Modelo de Curadoria de Conteúdo Digital na Educação e o Framework DigCompEdu, mais especificamente a Área 2 - Recursos digitais. Por fim, as considerações finais, revelam possibilidades de diálogo entre o processo curadoria digital e os CAQDAS, emergindo uma nova proposta de formação. Uma formação voltada às demandas e atribuições do pesquisador, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade. Além de limitações, as quais estão relacionadas à própria formação, a qual encontra-se em fase de desenvolvimento.

Keywords : webQDA; Curadoria digital; Competências digitais; Pesquisa qualitativa; Formação de pesquisadores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )