SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Comunicação com estudantes de educação superior no Brasil em índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LAMIM, Adriele Ribeiro dos Santos  e  QUEIROZ, Salete Linhares. Argumentação na educação em química: análise de artigos publicados em periódicos brasileiros. NTQR [online]. 2022, vol.12, e595.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e595.

Introdução: A argumentação é uma habilidade fundamental para a vida em sociedade, estando presente em diversos contextos cotidianos e no ensino de ciências, com o qual contribui significativamente. Desse modo, sua inserção na educação em química é cada vez mais recorrente, sendo reportada em diversos trabalhos. Assim, uma produção acadêmica expressiva sobre o assunto tem sido observada, a qual carece de estudos para organizá-la e identificar suas tendências, lacunas e potenciais contribuições. Objetivos: O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar as publicações em periódicos brasileiros sobre argumentação na educação em química, ocorridas no período de 2000 a 2020. Métodos: Para tal, foram selecionados periódicos A1, A2, B1 e B2 das áreas de Ensino e Educação do programa Qualis da CAPES cujos títulos reportavam ao ensino de ciências. Em tais revistas foram empregados como termos de busca os vocábulos químicas e argumentação, os quais deveriam estar presente nos títulos, resumos e/ou palavras-chave dos trabalhos. Foram obtidos 27 artigos que possuíam estrita relação com a temática investigada, que foram classificados de acordo com seu ano de publicação, nível de escolaridade e foco temático privilegiado. Resultados: Constatou-se que as publicações identificadas tiveram início em 2005, atingindo seu ápice nos anos de 2019 e 2020. Ainda, os níveis escolares privilegiados foram o ensino médio e o superior, enquanto que os principais focos temáticos dos trabalhos foram o emprego de estratégias para promover a argumentação e sua inserção na formação de professores. Conclusões: Os resultados mostraram que investigações sobre a temática encontram-se em franco crescimento e que diferentes aspectos da argumentação têm sido explorados pelos pesquisadores da área. Entretanto, a escassez de estudos direcionados ao ensino fundamental é uma lacuna a ser superada.

Palavras-chave : Argumentação; Bibliometria; Ensino de química..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )