SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Argumentação na educação em química: análise de artigos publicados em periódicos brasileirosLa investigación histórico-educativa. Balance, líneas y enfoques historiográficos actuales a través de un estudio de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BUENO, Maria Angélica de Moura  e  CESAR, Maria Rita de Assis. Comunicação com estudantes de educação superior no Brasil em. NTQR [online]. 2022, vol.12, e634.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e634.

Este artigo explora a experiência qualitativa em uma universidade pública do sul do Brasil por meio da realização de projeto de extensão em Pró-reitoria de Assistência Estudantil com a identificação de indicadores psicossociais de estudantes de educação superior no Brasil e intervenções correlatas. Durante a situação de pandemia mundial, objetivamos descrever a vivência com estudantes ingressantes, denominados IN, no espaço comunitário como metodologia qualitativa de comunicação em fortalecimento do estudante de educação superior pública no território institucional. Destaque ao Território concebido como fortalecimento da subjetividade estudantil e construção de ações acadêmicas institucionais. A metodologia de comunicação seguiu realização de Oficinas grupais IN de forma on-line/virtual pela sistematização de envio de Convites aos estudantes INgressos pelo aplicativo Teams (office 365) com explicações sobre objetivo, metodologia e público alvo. As Oficinas IN ocorrem desde surgimento da pandemia de COVID-19, obtendo resultados de ativa participação em 2021. Obteve-se com estudantes Ingressantes, a devolução de preenchimento de Formulário com 491 participantes e com 67 estudantes nas Oficinas IN semanais. As conclusões apontam ao favorecimento da comunicação entre os estudantes INgressantes em momentos de trocas na construção de ideários sobre presença na universidade pelos formulários entregues virtualmente e pela participação nos encontros IN virtuais. Igualmente, se relaciona a criação do e-mail institucional próprio in@ufpr.br e conta na rede social Instagram @in.ufpr como canais fundamentais de comunicação em publicações semanais de divulgação, objetivos e convite às oficinas on-line. Este artigo, portanto, explora a dimensão da comunicação sócioemocional estudantil na minimização da evasão e permanência universitária, em especial, de grupos sociais vulneráveis, visando garantia de responsabilidade institucional.

Palavras-chave : Comunicação; Estudantes; Educação superior; Brasil; Pandemia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )