SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em FocoArte e ensino médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição pública índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PAULA, Marlúbia Corrêa de  e  GUIMARAES, Gleny Terezinha Duro. Exercício prático de Análise Textual Discursiva. NTQR [online]. 2022, vol.12, e597.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e597.

O objetivo deste artigo é descrever um exercício prático de Análise Textual Discursiva (ATD) mediado por computadores e internet, no período de ensino remoto emergencial, em um curso Stricto sensu de uma universidade pública no interior da Bahia, Brasil. Trata-se de uma descrição qualitativa que se insere em uma perspectiva mais ampla, exploratória, pois pretende ser parte de uma coletânea de publicações com o fim de divulgar uma estratégia de ensino para metodologias de análises textuais. O exercício utilizou como instrumento de coleta uma indagação enviada para 23 mestrandos, em duas ofertas, em diferentes semestres letivos de curso de mestrado (2020/2021). Nesse contexto, foram feitos os registros de dúvidas e percepções que emergiram na realização do exercício, o qual teve duração de um semestre para cada oferta. A justificativa desta descrição pauta-se na sugestão de uma estratégia de ensino para metodologia de análise textual discursiva. Como resultado, oferece possíveis contribuições para a pesquisa qualitativa na área educacional. Como conclusões obtidas a partir das avaliações realizadas pelos participantes na disciplina, identificou-se a aprovação do uso de exercício prático de análise textual como uma estratégia de ensino, uma vez que, a partir das leituras propostas, conectadas aos procedimentos de análise, se verifica que essa metodologia supera o uso de etapas, promovendo o aprimoramento da interpretação e formulação de argumentos por parte dos pesquisadores, que, aos poucos, se constituem como autores de suas produções textuais.

Palavras-chave : Análise Textual Discursiva; Estratégia de ensino; Formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )