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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

TORRES, Quitéria Silva do Nascimento; VIEIRA, Maria de Lourdes Fonseca  e  SOARES, Francisco José Passos. Arte e ensino médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição pública. NTQR [online]. 2022, vol.12, e600.  Epub 22-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e600.

Introdução: o desenvolvimento tecnológico e científico dos últimos tempos trouxe inegáveis benefícios para o campo da saúde e da Medicina. No entanto, fortaleceu o modelo biomédico e promoveu a desumanização da assistência, resultando na quebra da relação de confiança entre o médico e a sociedade. O profissionalismo médico, apontado como um caminho para resgatar esse vínculo, tem os valores humanísticos como um de seus constituintes essenciais. Objetivo: este trabalho analisa, por meio da percepção docente, como a interação Arte e Medicina pode contribuir com o desenvolvimento de competências humanísticas do profissionalismo médico. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se grupos focais on-line e Análise de Conteúdo de Bardin para a coleta e interpretação dos dados. Resultados: vinte docentes atuantes em distintos eixos pedagógicos, disciplinas e níveis de ensino-aprendizagem participaram voluntariamente do estudo. Quatro categorias temáticas emergiram da análise: 1. Medicina: Ciência e Arte; 2. Arte e Desenvolvimento do profissionalismo na Educação Médica; 3. Encontros e Relações Dialógicas mediados pela Arte no ensino médico; e 4. Promoção da Arte no ensino médico: desafios e oportunidades. Conclusões: este estudo indica a importância atribuída pelos docentes ao uso da arte e a percepção sobre sua aplicabilidade no ensino, para o desenvolvimento e expressão de competências para a prática profissional humanística. Aponta a utilização da arte, na escola pesquisada, como recurso didático- pedagógico, bem como, para as reflexões sobre as questões éticas e os valores humanísticos, por iniciativas individuais, institucionalizadas ou não, sobretudo nos contextos do ensino e extensão universitária. Os docentes perceberam o potencial da arte para o desenvolvimento de valores vinculados ao profissionalismo: empatia, sensibilidade, ética e respeito, além de competências/habilidades relacionadas à comunicação, interação e vínculo. Reconhece-se a Medicina como Ciência e Arte, campos que sustentam a atuação intersubjetiva na relação médico-paciente, encontro para a máxima expressão do profissionalismo.

Palavras-chave : Educação Médica; Artes; Profissionalismo; Humanismo; Pesquisa qualitativa..

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