SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Avaliação de estágios acadêmicos: Um indicador de análise qualitativaCuidado e educação de crianças de zero a dois anos: Desafios do processo de trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

OLIVEIRA, Paulo de Tarso; VIDAL, Maria Eunice Barbosa; TEIXEIRA, Bruna Maria Ribeiro  e  MENEZES, Thaís dos Santos. Em Busca da Interdisciplinaridade nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação: Um Estudo Regional. NTQR [online]. 2022, vol.12, e602.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e602.

A questão básica ocorre num contexto de como a necessidade de uma vivência interdisciplinar - expectativa cada vez mais forte para o mundo universitário - é concebida e proposta nos projetos pedagógicos de ensino superior de graduação. A escolha se justifica pela necessidade de compreensão dessa demanda como desafio e enfrentamento pelas instituições universitárias. Tem como objetivo ampliar a compreensão do percurso institucional da interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares até a sua concretude nas práticas acadêmicas. Busca descrever e interpretar aspectos das concepções de interdisciplinaridade e das proposituras para sua implementação, contidas em projetos pedagógicos dos cursos superiores de graduação. A metodologia envolveu a construção de um referencial teórico constituído de revisões bibliográficas, contendo o pensamento de autores mais dedicados a esses estudos, mais especificamente a relação interdisciplinaridade-educação superior. Os dados empíricos foram coletados em 142 Projetos Pedagógicos de cursos superiores, disponíveis em sites de instituições universitárias situadas numa região delimitada, constituída por parte do Estado de São Paulo (Nordeste Paulista) e parte do Estado de Minas Gerais (Triângulo Mineiro), no Brasil. Os dados coletados foram distribuídos e apresentados por regiões geográficas; área de conhecimento (Humanidades, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Biológicas e da Saúde); e tipos de graduação (Bacharelado, Licenciatura, Formação de Tecnólogos). Os resultados foram considerados em duas categorias de análise: (i) concepções de interdisciplinaridade: observando-se, na narrativa de interdisciplinaridade, um hiato entre a ideia do interdisciplinar e sua prática efetiva; (ii) protagonismo pessoal e institucional para a implementação da interdisciplinaridade: observando-se poucas previsões claras e objetivas quanto ao papel de pessoas e instituição para incrementar a interdisciplinaridade nos cursos. Em conclusão, pode-se afirmar que, no âmbito restrito dos dados, é patente e geral a intenção de promover a interdisciplinaridade nos cursos, mas ainda há pouca compreensão quanto a estratégias e envolvimento para torná-la realidade.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Projeto pedagógico; Diretrizes curriculares; Práticas universitárias..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )