SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12In Search of Interdisciplinarity in Pedagogical Projects of Undergraduate Courses: A Regional StudyPaths to a critical systematic review in the Marxist literature: The relationship between ‘cultural Marxism’ and higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

VALENCA., Sandra Mara Gonçalves et al. Cuidado e educação de crianças de zero a dois anos: Desafios do processo de trabalho. NTQR [online]. 2022, vol.12, e603.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e603.

O surgimento das creches está vinculado a um contexto histórico, no Brasil os novos olhares para esse campo da educação, relaciona-se com a questão da formação inicial e contínua de professores, na articulação entre o educar e cuidar. Analisar a forma como professores, auxiliares de desenvolvimento escolar (ADE) e gestores compreendem a realização da prática pedagógica e do cuidado na educação de crianças de zero a dois anos, é o foco dessa investigação. Utilizou a pesquisa qualitativa, por amostragem e da coleta de dados em entrevistas e oficinas de trabalho com gestores, professores e auxiliares de desenvolvimento escolar que prestam atendimento nas unidades municipais de educação da cidade pesquisada. Captou-se que no processo de trabalho com as crianças busca-se a articulação do educar e do cuidar, o professor planeja e conduz o processo pedagógico e o ADE realiza o cuidado. Há divergências da concepção de cuidar e educar entre as famílias e os profissionais da escola; dificuldades com o número de crianças por sala, tendo em vista o atendimento às necessidades das crianças; problemas com infraestrutura tanto para o cuidado como para o processo educacional; pouco ou nenhum tempo para as atividades de formação profissional. Os profissionais propuseram estratégias para aproximar as famílias da escola e tempo necessário para a formação continuada. Durante a investigação, percebeu-se o limite de não se ter a visão da família, o que pode ser objeto de pesquisas futuras, com ampliação a compreensão dos problemas e situações vividos.

Keywords : Educação infantil; Ensino; Creche; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )