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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CRUZ, Elisabete; SOUSA, Emily; BRITO, Rita  e  COSTA, Fernando Albuquerque. O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola?. NTQR [online]. 2022, vol.12, e605.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e605.

Introdução:

Nascido a partir de exigências essencialmente pragmáticas, decorrentes das atividades que fazem parte do Observatório Amadora Digital constituído no âmbito do Projeto Escol@s Digitais, este trabalho agrega interesses intelectivos e desenvolve-se com a pretensão de contribuir para a construção de uma perspetiva mais ampla sobre o conceito de digitalização no contexto escolar. Objetivos: Sustentado nos princípios da abordagem fenomenológica, o objetivo é conhecer e descrever as representações dos professores do 1.º CEB sobre o fenómeno da digitalização na escola. Métodos: Foram auscultados todos os professores do 1.º CEB do concelho da Amadora, solicitando que expressassem a sua opinião, por escrito, sobre o que pensam ser uma escola digital. Para a análise dos dados, recorreu-se a técnicas de cariz indutivo, beneficiando do acordo intersubjetivo entre investigadores. Resultados: Destacam-se três dimensões analíticas convergentes para a compreensão do fenómeno em estudo: dimensão estratégica (requisitos para assegurar o caminho em direção à digitalização nas escolas), dimensão pedagógica (potencialidades do digital no ensino e aprendizagem) e dimensão axiológica (valores e princípios pelos quais qualquer escola, mais ou menos digital, deverá orientar a sua ação). Conclusões: Do diálogo entre a análise resultante dos dados empíricos e os resultados de estudos anteriores sobre o tema, destaca-se a inclusão da voz dos professores na compreensão da digitalização no contexto escolar e salienta-se a natureza complexa e multifacetada deste fenómeno que, não se restringindo a questões de natureza técnica, também não as ignora, mas as situa em articulação com um conjunto de fundamentos que salientam a necessidade de elevar a educação a um nível qualitativamente superior. Para além dos contributos teóricos, o estudo agrega elementos de interesse para líderes escolares e outros agentes que se encontram envolvidos no desenvolvimento e implementação de estratégias e intervenções destinadas a fazer avançar a digitalização e transformação digital nas escolas.

Palavras-chave : Abordagem fenomenológica; Digitalização; Contexto escolar; Professores..

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