SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola?¿Quién es un docente motivador? Significados para estudiantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MERTINS, Simone; AMARAL-ROSA, Marcelo Prado; LIMA, Valderez Marina do Rosário  e  RAMOS, Maurivan Güntzel. A valorização das perguntas dos estudantes: Concepções de professores do Ensino Fundamental. NTQR [online]. 2022, vol.12, e606.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e606.

Introdução: O tema central dessa pesquisa é a utilização e a valorização das perguntas dos estudantes nas aulas. A relevância se dá pela necessidade de difundir o tema, pois ele pode contribuir na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O estudo buscou responder a questão norteadora: De que modo os professores utilizam e valorizam as perguntas dos estudantes na sala de aula? Objetivo: O objetivo foi compreender como os professores utilizam e valorizam as perguntas na sala de aula. Método: É uma pesquisa de abordagem qualitativa. O corpus de análise é composto por partes de cinco entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores de Ensino Fundamental de uma escola pública situada na região metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Resultados: a análise das respostas à entrevista semiestruturada, gerou 390 unidades de sentido, das quais emergiram onze subcategorias e três categorias a seguir: i) a utilização das perguntas para auxiliar o processo de aprendizagem; ii) a utilização das perguntas para auxiliar o processo de ensino; e iii) a utilização das perguntas para facilitar o desenvolvimento da aula. Conclusões: os professores reconhecem o valor das perguntas dos estudantes para a aprendizagem. No entanto, apresentam limitações para ensinar por meio da pergunta. Esses resultados ressaltam a importância de valorizar as perguntas dos estudantes nas aulas. Acredita-se que tal ação, além de contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente, possa diminuir a lacuna existente entre os conhecimentos escolares e as demandas complexas da sociedade atual.

Palavras-chave : Perguntas dos Estudantes; Ensino Fundamental; Ensino; Aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )