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New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SOUSA, Emily; CRUZ, Elisabete  and  COSTA, Fernando Albuquerque. Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica. NTQR [online]. 2022, vol.12, e608.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608.

Este artigo apresenta o desenho conceptual-metodológico destinado à construção de um dispositivo de avaliação de Competências Digitais de Alunos em contexto escolar, desenvolvido no âmbito de uma investigação de mestrado, na área da Inovação em Educação na Universidade de Lisboa. Esta investigação adota uma abordagem metodológica inovadora que envolve os próprios professores na construção do referido dispositivo. Pretende-se apresentar a proposta metodológica desenhada, em alinhamento com os princípios da Design-Based Research (DBR) e atendendo aos objetivos de uma investigação de carácter qualitativo realizada em contexto educacional. A proposta metodológica valoriza as especificidades do terreno e a interação com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede de escolas do Município da Amadora (Portugal), em particular no refinamento do dispositivo de avaliação em construção. Para este artigo, debruçar-nos-emos sobre o processo de definição metodológica, descrevendo minuciosamente as diferentes etapas de construção do dispositivo de avaliação e apresentando os fundamentos de base científica que suportam as opções tomadas. Estas se constituirão de métodos distintos de recolha e tratamento de dados, adequados às diferentes naturezas dos dados recolhidos, sendo maioritariamente de natureza qualitativa. Além de permitir apreciar criticamente quais as potencialidades e obstáculos em relação aos procedimentos adotados, foi possível corroborar resultados de estudos anteriores sobre as potencialidades da DBR na criação de artefactos pedagógicos e sua utilidade para investigações cujos objetivos estejam voltados para a inovação educacional dado o seu carácter pragmático. Em síntese, cremos que se trata de uma proposta metodológica que poderá servir de base para investigações cujo objetivo seja o de desenvolver ferramentas similares de aferição de competências de alunos em contexto escolar.

Keywords : Pragmatismo; Design-Based Research; Avaliação; Competências Digitais; 1.ºCEB..

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