SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Emprendimiento en programas de doctorado: Perspectivas de doctorandos y profesores sobre el contenido de los cursosDa Integração à inclusão: Estudo de caso em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LIMA, Valderez Marina do Rosário et al. Análise Textual Discursiva: resultados preliminares do uso em teses e dissertações brasileiras. NTQR [online]. 2022, vol.12, e613.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e613.

Introdução: Experiências anteriores dos autores deste trabalho apontam para a expansão no uso da Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise textual em pesquisas qualitativas. A partir dessa percepção, o método de análise originalmente idealizado por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi (2007), constitui-se no foco do estudo aqui apresentado. Estruturou-se um projeto de pesquisa, intitulado Panorama da Análise Textual Discursiva: avanças e (res)significações, que recebeu financiamento estatal para sua realização. Neste artigo, apresenta-se uma faceta desse projeto, a partir do inventário crítico e reflexivo de teses e dissertações brasileiras que, em suas pesquisas, utilizaram a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados qualitativos. Objetivo: identificar instituições e programas de pós-graduação brasileiros que assumem a Análise Textual Discursiva como método de análise em suas pesquisas. Método: realizou-se uma pesquisa do tipo metanálise qualitativa, cuja etapa inicial foi o levantamento de trabalhos, que estão disponíveis em um repositório nacional digital, situando-se autor, instituição, programa e região de inserção do programa de pós-graduação. Mantendo-se a coerência com os pressupostos teóricos dos autores e da presente investigação, os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, trazendo a emergência de compreensões. Resultados: é constatada a expansão do método para distintas áreas do conhecimento, abrangendo diferentes programas de pós-gradução distribuídos em todas regiões do Brasil. Conclusões: são apontadas algumas fragilidades do sistema brasileiro de armazenamento de dissertações e teses, indicando-se a necessidade de o pesquisador ao utilizá-lo, possuir competências relativas ao letramento digital, com posição crítica frente aos dados observados. Enfatiza-se que o estudo aqui apresentado será ampliado em um momento futuro, a fim de produzir outras compreensões ou mesmo subsidiar critérios para ampliação dos princípios do método de análise em questão.

Palavras-chave : Análise Textual Discursiva; Análise Qualitativa; Teses e Dissertações..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )