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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

TENIL, Sandra; GOMES, Cândido  e  SA, Susana. Da Integração à inclusão: Estudo de caso em Portugal. NTQR [online]. 2022, vol.12, e615.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e615.

O trabalho estuda o caso de um Agrupamento de Escolas no Sul de Portugal, onde são amplas as diversidades socioculturais do alunado, como imigrantes e refugiados, além de variadas origens sociais. O estudo de caso seguiu a dinâmica do triângulo de Stake, no sentido de promover a interação entre análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. A particularidade na aplicação da metodologia foi o fechamento contínuo e, depois, intermitente das escolas que obrigou a recorrer ao arquivo de observações da pesquisadora principal e a realizar entrevistas virtuais. Com isso, as perceções da entrevistadora e das.os participantes foram parcialmente limitadas pelo uso de máscaras restringindo a perceção de interações não simbólicas, o que se justifica, porém põe obstáculos à investigação qualitativa. Os vértices do triângulo, em dinâmica, revelaram que a equipa intermédia do Agrupamento, em ampla maioria distingue os conceitos de integração e inclusão. Os documentos analisados apontaram para a coerência com a legislação e normas vigentes. A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação inclusiva tece uma rede entre escola, famílias e comunidade, na busca das melhores soluções para cada estudante. Apesar das resistências à mudança e às dificuldades de alterar práticas e atitudes enraizadas, a grande maioria concorda que o Agrupamento se encaminha para a escola inclusiva. Apesar dessa coerência com o espírito da Conferência de Incheon, da Unesco, um pequeno grupo busca uma “simplificação” da inclusividade, aplicando-a apenas ao alunado com necessidades educativas especiais. Com isso, se contorna a maior complexidade do conceito, o que se afasta do preconizado.

Palavras-chave : Inclusão educativa; Educação Especial; Estudo de caso, Imigração..

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