SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Análise qualitativa de informações registradas em patentesO brincar como aproximação de discentes de psicologia à observação participante: Relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

YAMASHITA, Karen Miyuki Miura et al. Parceria entre academia e serviço: Desafios das pactuações. NTQR [online]. 2022, vol.12, e617.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e617.

Introdução: Para que se possa superar os modelos curriculares tradicionais nos cursos de enfermagem e medicina, uma das propostas tem sido organizar a formação a partir de currículo integrado e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A parceria ensino-serviço tem se mostrado uma estratégia importante para a implementação dessa organização currícular, estando sustentada nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, torna-se importante compreender os processos envolvidos na constituição das parcerias com os serviços de saúde. Objetivo: analisar a construção da parceria ensino-serviço na Atenção Primária à Saúde em um município do Estado de São Paulo nos currículos de Enfermagem e Medicina na percepção dos gestores, preceptores e docentes. Método: pesquisa qualitativa realizada com gestores da academia e serviço, preceptores e docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturada com onze gestores, oito docentes e nove preeptores do serviço. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática no processamento dos dados. Resultados: identificou-se que a parceria ensino-serviço é essencial no currículo integrado na matriz dialógica de competência e há necessidade de pactuações entre os parceiros. Há desafios na construção das pactuações para que ocorra a formação e a participação dos profissionais como preceptores. Proposto o fortalecimento e consolidação da parceria por meio de documentos, gestão participativa, retomada de reuniões periódicas e Educação Permanente em Saúde entre a academia e o serviço. Conclusão: O processamento das entrevistas em cada segmento e entre os segmentos pesquisados (gestores, preceptores e docentes), oportunizou a compreensão dos olhares de forma articulada. A parceria é vista como importante para a formação no mundo do trabalho e os desafios a serem enfrentados para a sua consolidação envolvem a pactuação por meio de gestão participativa.

Palabras clave : Parceria em saúde; Ensino; Formação de recursos humanos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )