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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ANDRADE, Pedro Ian de Oliveira; FARIAS, Yasmin Guanaes Silva de Carvalho  e  QUEIROZ, Isabella Regina Gomes de. O brincar como aproximação de discentes de psicologia à observação participante: Relato de experiência. NTQR [online]. 2022, vol.12, e618.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e618.

A aproximação ao campo da investigação qualitativa em psicologia requer a construção de uma série de conteúdos: conceituais, procedimentais e/ou atitudinais. No componente curricular “Técnicas e Práticas de Investigação em Psicologia III” o discente de psicologia é inserido no campo de prática (uma sala de espera de um centro de saúde), como brinquedista (com vistas à humanização), assumindo a função de um observador participante, sendo, assim, apresentado à essa técnica de investigação qualitativa. Objetivo: Relatar uma experiência de aproximação de estudantes de psicologia ao campo da investigação científica, no lugar de observador participante, por intermédio do brincar, em uma sala de espera de um centro médico, de uma Instituição de Ensino Superior. Método: Relato de experiência de uma observação participante, no papel de brinquedista, em uma sala de espera de um Centro de Saúde. Resultado: A partir da rememoração dos fatos e da leitura dos documentos gerados no componente curricular TEPIN III (diários de campo e relatórios), identificamos dois momentos importantes: o primeiro, referente à preparação para ida a campo, que envolveu a construção de conhecimentos sobre a importância do brincar, as normas de biossegurança, os processos de humanização da saúde e, principalmente, o papel do observador participante. O brinquedista, enquanto observador, precisou estar atento ao fato de que a sua atividade extrapola a relação com o lúdico; o seu papel está posto, no contexto proposto como o de um observador participante do referido ambiente e de pessoas envolvidas no processo, inclusive, dele próprio. Conclusões: Pode-se perceber que essas práticas são importantes para a formação do estudante dos cursos de psicologia, entendendo o valor da atuação no campo de prática desde cedo, por possibilitar o desenvolvimento de saberes fundamentais que devem ser adquiridos pelos discentes, ao longo da sua jornada e, particularmente, favorecendo uma aproximação ao campo da pesquisa.

Palavras-chave : Observação participante; Brinquedista; Humanização; IES..

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