SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Research on intercultural nursing theories in the field of education: State of the artPerception about leisure and free time and how it has affected university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

COCO, Dilza; FONTE, Sandra Soares Della; LEITE, Priscila de Souza Chisté  and  MACEDO, Érika Sabino de. Visita mediada (viagem formativa) na perspectiva da Educação na Cidade: Alguns aspectos teórico metodológicos. NTQR [online]. 2022, vol.12, e620.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e620.

O artigo aborda aspectos metodológicos necessários a elaboração de roteiros de visita mediada a espaços da cidade. Tais roteiros integram proposta de formação de professores da educação básica, na área de ensino de Humanidades, sistematizada por um grupo de pesquisa que defende o conceito de Educação na Cidade, vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Brasil). Tem como objetivo explicitar as várias etapas e procedimentos desenvolvidos para produção de roteiros, denominados metaforicamente pelo grupo de “viagem formativa”. Com base em pressupostos lefebvrianos evidencia que a produção de roteiros de visita mediada envolve seis etapas distintas, porém articuladas, e que exige a adoção de diferentes técnicas de produção de dados (fotografia, registro documental, entrevista, mapas etc.). Para isso, recorre a dois exemplos de roteiros oriundos de pesquisas realizadas em cidades do Espírito Santo - Brasil. Por meio dos dados, mostra que a proposta de visita mediada ou “viagem formativa” tem potencial para revelar conflitos e contradições que marcam e constituem o espaço urbano. Dar visibilidade a esses elementos no processo de formação docente requer o deslocamento da morfologia física ao espaço social; superar uma visão social naturalizante e harmônica para uma ênfase nos conflitos e contradições; além da identificação das marcas da dor e do sofrimento que as contradições sociais impõem. Desse modo, o grupo de pesquisa entende que por meio de roteiros de visita mediada é possível estabelecer condições para olhar o espaço urbano sobre outros ângulos e fornecer elementos críticos para a elaboração de novos modos de organização do ensino na área de Humanidades.

Keywords : Roteiro; Visita mediada; Educação na cidade; Ensino de humanidades..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )