SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Estudio de las instituciones de formación del profesorado: El caso de la Escuela de Magisterio de Madrid “María Díaz Jiménez” (1939-1975)Representações sociais de professores e estudantes de enfermagem e medicina sobre a avaliação formativa do processo de ensino aprendizagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha; LOPES, Betina da Silva; SOUZA, Francislê Neri de  e  VENTURA, Lidnei. Formação Inicial de Professores no Brasil e Portugal: Uma Investigação Qualitativa em Tempos de Pandemia. NTQR [online]. 2022, vol.12, e627.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/en.36367/ntqr.12.2022.e627.

Este artigo apresenta o percurso de investigação qualitativa, que discute os desafios e aprendizagens na formação inicial de professores do Centro de Educação a Distância da Universidade de Santa Catarina - Brasil (CEAD/UDESC) e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro em Portugal, no período da Pandemia da Covid-19. O contexto da pesquisa se deu em cursos de formação inicial de professores nessas instituições educacionais. Trata-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, tipo estudo de caso, conforme a concepção de Yin (2015). O corpus da pesquisa foi constituído por fontes documentais; entrevistas semiestruturadas, que correram por encontros síncronos, via plataforma Zoom e questionários e depoimentos realizados de forma assíncrona, via e-mail. Participaram das entrevistas sete docentes e oito discentes, inseridos nos cursos de formação de ambas universidades. Para análise e interpretação dos dados, apoiadas pelo software WebQDA, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo, conforme preconizada por Bardin (2016), organizada em três etapas: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Na codificação dos dados foram elencadas duas categorias principais: dificuldades e aprendizagens, das quais emergiram uma série de subcategorias. A definição do percurso metodológico aplicado a essa investigação qualitativa reuniu etapas, processos e técnicas selecionados para a construção do estudo e, por consequência, a sua articulação com o arcabouço teórico e os objetivos da pesquisa. A utilização do software WebQDA , inspirada nos estudos de Neri de Souza, Neri de Souza, Costa, Moreira, & Freitas, (2017); Souza, Costa, & Moreira, (2011)foi importante para o tratamento dos dados, que uma vez inseridos, abriram um leque de possibilidades para o desenho da análise com múltiplas variáveis de classificação, bem como a articulação e triangulação com as diferentes fontes de dados.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Formação Inicial de Professores; Prática Pedagógica; Pandemia Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )