SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Formação Inicial de Professores no Brasil e Portugal: Uma Investigação Qualitativa em Tempos de PandemiaAnálise qualitativa de modelos de curadoria de conteúdo digital: Possibilidades para o uso em CAQDAS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CASTILHO, Jussara Montisseli; HIGA, Elza de Fátima Ribeiro; LAZARINI, Carlos Alberto  e  PINTO, Adriana Avanzi Marques. Representações sociais de professores e estudantes de enfermagem e medicina sobre a avaliação formativa do processo de ensino aprendizagem. NTQR [online]. 2022, vol.12, e629.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e629.

Introdução: A avaliação, no ensino superior em saúde, frente às mudanças das estratégias educacionais, que vêm sendo implementadas nos cursos de graduação em saúde, englobam uma variedade de formas e instrumentos tanto do ponto de vista qualitativo, quanto do quantitativo, tendo em vista o desenvolvimento máximo da aprendizagem humana. Desse modo a pergunta de pesquisa foi: Quais as representações sociais de professores e estudantes sobre a avaliação para o desenvolvimento da competência profissional na formação de enfermeiros e médicos realizada por meio do Formato 5 e quais sugestões para melhorar su utilização? Objetivo: analisar a representação social de professores e de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina sobre a avaliação para o desenvolvimento de competência profissional, por meio do Formato 5 e descrever as sugestões de melhorias sobre sua utilização. Método: Trata- se de uma Pesquisa Qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais desenvolvida em uma faculdade do interior paulista. Participaram 14 professores e 60 estudantes, sendo 40 do Curso de Medicina e 20 do Curso de Enfermagem, todos da segunda série, por entrevista semiestruturada com duas perguntas abertas: Qual sua opinião sobre o formato de avaliação da Unidade Educacional - F5 adotado nesta escola? Você teria sugestões para adequação e melhorias no Formatos. Os dados obtidos foram organizados por meio da técnica de Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A organização dos resultados revelou quatro ideias centrais, sendo três equivalentes a pergunta 1 e uma refrente a pergunta 2, respectivamente: Importância do Formato 5; Avaliação formativa na proposta curricular; Retroalimentação pelo Formato 5; Sugestões sobre o conteúdo, a utilização e aestrutura do Formato, apresentadas seguidas de seus discursos. Conclusões: Os resultados obtidos enfatizaram a importância da avaliação para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, a relevância do formato avaliativo e os indicativos de melhoria do processo avaliativo.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Competência profissional; Educação Médica; Educação em Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )