SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Education for ethnic-racial relations and teacher training at the State University of BahiaCreating a violin orchestra in pre-school education: Voices of hope author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SILVA, Cristiane; MELO, Roberto  and  GUERRA, Cecília. Desafios e perspectivas da formação docente nos Institutos Federais de Educação no Brasil segundo referenciais da produção acadêmica. NTQR [online]. 2022, vol.12, e632.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e632.

Este trabalho versa sobre as contribuições da produção acadêmica, especialmente de estudos de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação em educação no Brasil, que tratam da formação de professores de cursos superiores de licenciatura dos Institutos Federais de Educação. Objetivou-se identificar na literatura que desafios e perspectivas são evidenciados na oferta de cursos de licenciatura nos Institutos Federais, especialmente no que tange à formação dos docentes que atuam nesses cursos. Considerando a expansão da oferta de cursos de licenciatura nos Institutos Federais a partir de 2008, esta revisão pode evidenciar um mapeamento dos trabalhos já iniciado sobre a temática, assim como podem apontar algumas lacunas a serem mais exploradas em futuros trabalhos. A pesquisa proposta está baseada numa abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, sendo uma revisão da literatura, tendo como fonte de consulta os resumos de dissertações e teses disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Essa escolha permitiu optar por uma perspectiva mais interpretativa dos dados. A partir do estudo, verificou-se uma produção acadêmica ainda incipiente sobre a temática. À guisa de conclusão, verifica-se a necessidade de maior investimento em pesquisas que evidencie a análise da oferta dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais, se há ações de formação continuada para os professores que atuam nos nesses Institutos, como a alta titulação do quadro docente tem impacto sobre a oferta qualificada dos cursos de licenciatura, como se constitui a identidade dos docentes formadores e dos docentes em formação nos Institutos, entre outras questões.

Keywords : Institutos Federais de Educação; Formação de professores; Formadores de docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )