SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Desafios e perspectivas da formação docente nos Institutos Federais de Educação no Brasil segundo referenciais da produção acadêmicaA experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MORENO, Davys. Criando uma orquestra de violinos na educação pré-escolar: Vozes de esperança. NTQR [online]. 2022, vol.12, e633.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e633.

A Educação de Infância em Portugal e no Chile é considerada a primeira etapa da Educação Básica no processo de educação ao longo da vida. No sentido de colmatar as limitações artístico-musicais das Educadoras de Infância foi desenvolvido, no Chile, entre 2011 e 2013, em 3 jardins de Infância da rede da Junta Nacional de Jardines Infantiles de Chile, um Projeto de Intervenção que contemplou um Programa de Formação Musical. Neste Programa de Formação pretendeu-se melhorar as competências de 18 Educadoras ao nível da música, incluindo a aprendizagem do instrumento violino, através da metodologia do Doutor Shinishi Suzuki. Após a realização deste Programa de Formação, as Educadoras replicaram os conhecimentos obtidos junto das crianças para a aprendizagem do instrumento violino. O presente estudo tem como objetivo avaliar os resultados obtidos no Projeto de Intervenção. Para isso, foram elaborados e validados dois inquéritos por questionário direcionados às Educadoras de Infância e aos Encarregados de Educação das crianças envolvidas. Da análise das respostas obtidas concluiu-se que as Educadoras de Infância consideram que desenvolveram um bom trabalho colaborativo, melhoraram a convivência e a partilha de saberes, aprenderam novas metodologias, por meio de aprendizagens significativos, incluindo a aprendizagem do violino, e a incorporação da música nas suas atividades junto das crianças. Sentiram-se valorizadas como pessoas e que os outros acreditavam nelas como profissionais. Conseguiram aprender e replicar os conhecimentos adquiridos sentindo que produziram uma melhoria nas áreas do desenvolvimento das crianças, o que foi também reconhecido pelos Encarregados de Educação. Por último, este estudo constitui um verdadeiro contributo para validar este tipo de projetos mostrando que se potenciamos as competências das Educadoras de Infância na área da Música, elas podem replicar os seus conhecimentos com as crianças com quem trabalham. Futuros projetos deste tipo poderão ser replicados no futuro, noutros contextos, nomeadamente em Portugal.

Palavras-chave : Educação Pré-Escolar; Educação Musical; Aprendizagem Musical; Formação Musical; Metodologia Suzuki..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )