SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Reflections of secondary school teachers on the usefulness and viability of participatory techniques in the formal education systemEthical considerations of oral history from the educational approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

PORTO, Valberto Barbosa et al. Apresentação inicial da sequência Didática Interativa aos Alunos de Prática de Ensino. NTQR [online]. 2022, vol.12, e637.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e637.

Introdução: Este artigo trata da Sequência Didática Interativa, Ferramenta Didática desdobrada da Metodologia Interativa. Propõe-se como procedimento metodológico, aplicado na disciplina de prática de ensino em curso de biologia. Foi elaborada pela Dra. Maria Marly Oliveira, professora/pesquisadora da graduação/pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Justifica-se usá-la por constituir-se ferramenta relevante para planejamento e execução do ensino, como apontam as pesquisas já realizadas sobre a temática. Objetivo: Apresentar a Sequência Didática Interativa como Ferramenta Didática aos alunos de Prática como Componente Curricular como estratégia de planejamento e execução do ensino em escolas de educação básica brasileiras. Métodos: A ferramenta foi aplicada em duas etapas, por meio de exercício em sala, durante dois semestres consecutivos, valendo-se da Metodologia Interativa, investigação qualitativa baseada nos princípios: 1) Método pluralista construtivista ou método da quarta geração de Guba/Lincoln, este apresenta o Círculo Hermenêutico Dialético, aplicado na primeira etapa com alunos da disciplina, divididos em equipes, na busca de sínteses sobre o tema estudado, servindo-se do trinômio Complexidade-Dialogicidade- Dialeticidade; 2) Método de análise de conteúdo, Bardin; 3) Método de análise hermenêutico- dialética, Minayo; ambos aplicados na segunda etapa, aportes teóricos do professor, para fechamento das sínteses/prosseguimento do estudo. Resultados: Destaca-se o Círculo Hermenêutico Dialético, descrevendo-o como carro chefe deste procedimento, apontando-se como resultado a sua validade metodológica na formação do professor, discutindo-se sobre a maneira como citada sequência se insere na Metodologia Interativa, constituindo-se como ferramenta didática e como deve ser usada, mediante o exercício de aplicação, pontapé inicial para familiarizar o estudante com este recurso metodológico. Conclusão: Espera-se que esta metodologia de trabalho qualitativo avance em inovação educativa e seja uma ferramenta útil para: 1) licenciandos de biologia na formação inicial; 2) futuros estágios supervisionados, disciplinas do curso de ciências biológicas que se avizinham; 3) desenvolvimento profissional do docente e; 4) leitor interessado pelo assunto.

Keywords : Sequência Didática Interativa; Metodologia Interativa; Prática de Ensino; Didática; Formação do professor..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )