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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LIMA, Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão et al. Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo. NTQR [online]. 2022, vol.12, e680.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680.

O campo educacional nunca mais foi o mesmo desde que a pandemia de Covid-19 o impulsionou ao ensino remoto. Pesquisas e relatos de experiência forneceram importantes diagnósticos das transformações educativas em tempos de pandemia. Durante a Pandemia de Covid-19 foi fundamental que agentes educacionais públicos e privados tenham trabalhado para manter as atividades pedagógicas e didáticas durante a fase de isolamento. Este artigo aborda os procedimentos metodológicos de um estudo sobre o Uso de Recursos Tecnológicos para Ensino Remoto e Híbrido durante a Pandemia, focalizando as estratégias e métodos utilizados para viabilizar a intermediação tecnológica necessária para a implementação do ensino remoto emergencial em diferentes países. A intenção do referido estudo foi levantar, compilar e organizar informações para servir de referência e auxiliar na projeção e recomendação de um conjunto de modelos e estratégias potencialmente aplicáveis no cenário educacional público do Estado da Paraíba, Brasil. A questão norteadora dos procedimentos relatados no artigo foi: quais procedimentos metodológicos são necessários ao mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19? A metodologia foi desenvolvida segundo procedimentos de Revisão Sistemática da Literatura, incluindo os processos de busca, elegibilidade, coleta e extração de dados em seis passos. Os resultados incluem dados estatísticos da RSL, dados sobre os artigos localizados e não-classificados, além de informações quanto a terminologias, tipos de oferta e dimensões de diretividade pedagógica encontradas nos artigos selecionados. Conclui-se com a expectativa de prosseguir contribuindo com o debate metodológico em torno de estudos que subsidiem, doravante, avaliação dos desdobramentos tecnológicos e pedagógicos do Ensino Remoto e Híbrido em redes públicas de ensino.

Palavras-chave : Covid-19; Ensino Remoto; Ensino Híbrido; Revisão Sistemática; Procedimentos metodológicos..

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