SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12El enfoque multimétodo para evaluar un modelo pedagógicoDiseño de un análisis Cualitativo de Competencias Universitarias por webQDA para la formación del Grado de Enfermaría índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

SANTOS, Marcel O. dos; MARTINS, Rodrigo H.  y  VIANA, Helena Brandão. Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet. NTQR [online]. 2022, vol.12, e719.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719.

Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.

Palabras clave : Pandemia de COVID-19; Educação à distância; Internet; Análise Qualitativa..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )