Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
New Trends in Qualitative Research
versión On-line ISSN 2184-7770
Resumen
ALVES, Luciana Argôlo Correia; VENTURA, Alexandre y MENDES, Thiago Souto. Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil. NTQR [online]. 2022, vol.12, e727. Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e727.
Introdução: O desempenho de um programa educacional é considerado o resultado obtido pela combinação de fatores de entrada e de saída, onde se avalia o rendimento através da relação entre as entradas (insumos) da escola e dos estudantes e uma medida de saída (rendimento acadêmico). No contexto dos Institutos Federais, as avaliações educacionais têm sido utilizadas para realizar diagnósticos, reflexões, planejamentos e formulação de políticas públicas para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, bem como, identificar as competências desenvolvidas durante a formação. Entretanto, a avaliação de programas ou cursos profissionalizantes no Brasil ainda é uma realidade pouco aplicada nos contextos institucionais. Objetivo: A presente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) busca identificar como as pesquisas desenvolvidas e disseminadas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais têm contemplado a tríade “Avaliação, Cursos profissionalizantes e Institutos Federais do Brasil”. Métodos: Para atingir este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em uma RSL, sendo realizado uma pesquisa nas bases de dados b-on, SciELO e Scopus, levando-se em consideração a produção dos últimos cinco anos, utilizando descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão. Para a análise e codificação dos artigos foi utilizado o software de análise de dados qualitativos WebQDA. Resultados: O processo de busca resultou um conjunto inicial de 1039 artigos encontrados e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 15 para compor o corpus de análise. Em função dessa pesquisa foi possível perceber que as avaliações dos programas ou cursos são realizadas através de questionários e entrevistas, geralmente aplicados no final da formação e a influência ou utilização desses resultados nos ajustes curriculares necessitam maiores detalhamento nos estudos. Conclusões: A RSL nos permitiu identificar três lacunas nos estudos analisados: falta de articulação dos resultados, falta de influência na melhoria do currículo e ausência de acompanhamento e monitorização ao longo do curso.
Palabras clave : Institutos Federais; Cursos profissionalizantes; Avaliação de programas; Revisão sistemática da literatura..