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New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano et al. Conhecimentos e Práticas de Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre Promoção do Desenvolvimento Infantil. NTQR [online]. 2022, vol.13, e640.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e640.

Introdução: Os primeiros anos de vida são fundamentais para a promoção do desenvolvimento infantil, sendo relevante o apoio dos profissionais de saúde aos cuidadores, na perspetiva de promoção da saúde. Objetivo: analisar conhecimentos e práticas de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a promoção do desenvolvimento infantil dentro do seu cotidiano de trabalho, a partir dos pressupostos da teoria bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 29 profissionais de três ESF, no município do Recife-PE. A coleta de dados ocorreu de agosto a novembro de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram transcritas e analisadas com auxílio do software Atlas T.I, versão 8.0. Realizou-se codificação descritiva, posteriormente, a codificação analítica, a qual resultou em três categorias (Atenção à saúde da criança, Participação familiar no cuidado e Dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde). Resultados: Os profissionais referem fatores individuais, além de fatores contextuais relacionados ao mundo do trabalho, os quais influenciam de forma direta nas ações relacionadas à vigilância do desenvolvimento infantil. Conclusão e implicações para a prática: A partir da interrelação dos diferentes componentes que interferem nos conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde na promoção do desenvolvimento infantil, ratifica-se a importância da compreensão desta temática a partir do modelo bioecológico, para fomentar ações de educação permanente a partir do ambiente de trabalho e das vivências desses profissionais.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Desenvolvimento Infantil; Educação em Saúde; Pesquisa qualitativa..

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