SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Conhecimentos e Práticas de Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre Promoção do Desenvolvimento InfantilDificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da; LOURENCO, Rafaela Gessner; FORNARI, Lucimara Fabiana  y  MENEGATTI, Mariana Sbeghen. A perspectiva social das hepatites virais: Revisão de escopo. NTQR [online]. 2022, vol.13, e641.  Epub 08-Sep-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e641.

Introdução: As hepatites virais são problemas de saúde que afetam milhões de pessoas, estão entre as principais causas de incapacidade e morte no mundo, e atingem distintos grupos sociais vulneráveis. Esse cenário levou a Organização Mundial da Saúde a incluir a redução dos casos e mortes por hepatites virais na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivo: Mapear as pesquisas sobre hepatites virais com referenciais que explorem a perspectiva social da Saúde Coletiva. Método: Trata-se de uma revisão de escopo cujas buscas foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde, na Scientific Electronic Library Online, na base de dados Scopus e na base de literatura cinzenta Google Acadêmico. Foram incluídas pesquisas nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, sem data-limite de publicação. Os dados foram extraídos por instrumento desenvolvido pelas autoras e submetidos à análise de conteúdo temática com apoio do software webQDA. Resultados: Foram selecionados 36 artigos para leitura. A partir da leitura na íntegra das publicações, emergiram três categorias empíricas: A perspectiva social no processo saúde- doença das hepatites virais; A expressão das categorias sociais no fenômeno das hepatites virais; As necessidades em saúde associadas às hepatites virais. Conclusões: A perspectiva social das hepatites virais é abordada pelos estudos de maneira incipiente e não é feita uma análise aprofundada dos potenciais de desgaste e de fortalecimento das populações pertencentes aos diferentes grupos sociais vulneráveis. A metodologia utilizada se mostrou adequada para analisar de maneira aprofundada as produções científicas, sobretudo aquelas que abordam a perspectiva social.

Palabras clave : Hepatite; Processo Saúde-Doença; Determinação Social da Saúde; Saúde Pública; Populações Vulneráveis..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )