SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Vivências das pessoas idosas com doença reumática inflamatória sistémica a realizar terapêutica biológica na consulta de enfermagemInvisibilidade pública das Práticas Integrativas e Complementares e humilhação social dos trabalhadores que as ofertam na Atenção Primária à Saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SOUZA, Claudia Teresa Vieira de et al. Novos caminhos do projeto Plataforma de Saberes no contexto da transpandemia da COVID-19: Ações inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento. NTQR [online]. 2022, vol.13, e644.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e644.

Introdução: O projeto “Plataforma de Saberes: envolvimento e participação da comunidade em práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento” (PPS) é um projeto que busca, entre outras finalidades, contribuir para o empoderamento, autonomia e inclusão social dos participantes através de ações educativas em saúde. Anualmente, o PPS realiza um planejamento prévio de suas atividades, e diante do contexto epidemiológico da COVID-19, foi preciso repensá-las, inclusive nossa forma de continuidade do projeto. Objetivos: Descrever as atividades realizadas remota e presencialmente pelo PPS nos anos 2020/2021. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, tipo exploratória, realizada em três momentos (junho/2020, setembro/2020 e outubro/2021), com participantes do PPS (portadores de doenças infecciosas/crônicas, agravos à saúde e seus amigos/familiares). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando a Análise de Conteúdo como referencial metodológico. Resultados: A escuta atenta das demandas por telefone foi uma estratégia de comunicação que se fez potente no período de isolamento, assim como o aplicativo WhatsApp foi um espaço importante para o compartilhamento dos vídeos educativos produzidos pelo PPS e difundidos pelos líderes de grupos comunitários, parceiros do projeto. Os vídeos abordavam os temas Atividade Física e Alimentação Saudável e buscaram minimizar o estresse, depressão e ansiedade. Em relação a atividade presencial, o grupo estudado se mostrou motivado para realizar atividade física e práticas corporais e apresentou melhora física e emocional na realização da atividade, reforçando, a ideia do autocuidado e dos benefícios dessa vivência. Pretendemos dar continuidade a estas práticas saudáveis como um espaço de produção de conhecimentos e de cuidado, visando proporcionar aos participantes do PPS qualidade de vida. Conclusões: Repensar novas possibilidades de promover saúde diante de emergências sanitárias e incrementar a integralidade da atenção à saúde e cuidado do Sistema Único de Saúde brasileiro foi a nossa intenção com a apresentação deste manuscrito.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Acolhimento; Participação da Comunidade; Pesquisa Qualitativa; COVID-19..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )