SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13As danças orientais como proposta do (re)viver, representar e reinventar no envelhecimentoA Satisfação Profissional dos Enfermeiros em Contexto Hospitalar: Revisão Scoping índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

SOARES, Francisco José Passos  y  SANTOS, Lígia Fernanda Passos Bezerra. Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária. NTQR [online]. 2022, vol.13, e649.  Epub 08-Sep-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649.

Introdução: A diversidade cultural na educação em saúde tem sido identificada como ponto de interesse e discussão para revisão curricular e proposição de modelos mais inclusivos. Objetivo: Entender como o curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada de educação superior desenvolve práticas e organiza o ensino na perspectiva do respeito à diversidade cultural na atenção primária. Metodologia: Estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental do projeto pedagógico do curso, em duas etapas: inicialmente, o texto geral do PPC foi analisado com o software Iramuteq para observar o modelo geral de gestão do ensino; realizada também verificação direta do texto das ementas das disciplinas relacionadas a ambiente, saúde e sociedade, após definição de categorias de análise, e unidades de registro. Adotou-se como referencial teórico as DCN específicas ao curso de enfermagem, os contextos emergentes das relações multiculturais, e a teoria transcultural de Leininger. Resultados: O Iramuteq revelou três classes, perfil do egresso (35,9%); organização do curso (36,2%); competências e habilidades (27,9%), as quais definem um perfil institucional aberto a mudanças, porém com gestão verticalizada e tecnicista. A análise direta das ementas confirmou insuficiência na abordagem transcultural. Dentre 160 UC verificadas, no ciclo teórico-prático, quarenta e duas (26,2%) apresentavam abordagem incompleta. No estágio supervisionado (nono período), somente quatro UC foram encontradas, e duas (12,5%) faziam menção à diversidade cultural. Conclusões: A análise demonstrou abordagem curricular parcial ou insuficiente acerca dos direitos humanos, das relações étnico-raciais e da cultura afro-brasileira e indígena na atenção primária à saúde. Faz-se necessário ampliar a reflexão acadêmica sobre a diversidade cultural na atenção primária para propor nova revisão do PPC do curso. A análise documental associando a verificação direta à intermediada por software mostra-se mais eficaz para orientar revisões curriculares.

Palabras clave : Diversidade cultural; Formação em saúde; Assistência em enfermagem; Atenção primária..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )