SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13A Satisfação Profissional dos Enfermeiros em Contexto Hospitalar: Revisão ScopingO enfermeiro de referência nos cuidados à criança submetida a transplante hepático: Um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MOTA, Olga  e  MARTINS, Maria de Fátima da Silva Vieira. Dificuldades dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar em ambulâncias de suporte imediato de vida. NTQR [online]. 2022, vol.13, e651.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e651.

Introdução: O transporte inter-hospitalar é um dos contextos do cuidar em enfermagem mais desafiante onde dificuldades despontam com frequência, assumindo-se, no entanto, como prioritário para o desenvolvimento profissional. Objetivos: Explorar e descrever a perspetiva dos enfermeiros sobre as dificuldades no transporte inter-hospitalar em ambulâncias de suporte imediato de vida; Métodos: Estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório-descritivo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a oito enfermeiros, que desempenham funções numa ambulância de suporte imediato de vida num hospital da zona norte; Resultados: Os enfermeiros experienciam dificuldades relacionadas com as três fases do transporte inter-hospitalar: i) dificuldades relacionadas com a tomada de decisão do próprio transporte; ii) dificuldades relacionadas com o planeamento do transporte; e iii) dificuldades relacionadas com a efetivação do transporte. Conclusões: Inúmeras dificuldades interligadas com a tomada de decisão, o planeamento e a efetivação do transporte foram destacadas. A necessidade de formação da equipa profissional é condição fundamental para garantir um transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica seguro e bem-sucedido. A melhoria contínua da qualidade de cuidados só poderá ser possível através de um processo eficiente e minucioso de identificação dos fatores determinantes no transporte. Aprimorar a comunicação, adequar os equipamentos utilizados, identificar e solucionar as intercorrências, minimizando os erros e aumentando a segurança, são formas de melhorar a qualidade do transporte. Promover e atualizar protocolos e recomendações para o transporte inter-hospitalar poderá contribuir para a criação de equipas e ambulâncias específicas para este tipo de transportes.

Palavras-chave : Transporte inter-hospitalar; Doente crítico; Enfermeiros; Ambulâncias de suporte imediato de vida; Cuidar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )