SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Dificuldades dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar em ambulâncias de suporte imediato de vidaA vivência das medidas de prevenção da recidiva da úlcera venosa: Um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SILVA, Ernestina Maria Batoca; CARVALHO, Vanessa Mafalda  e  SILVA, Daniel Marques. O enfermeiro de referência nos cuidados à criança submetida a transplante hepático: Um estudo qualitativo. NTQR [online]. 2022, vol.13, e652.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e652.

Introdução: O modelo de enfermeiro de referência assenta numa metodologia de organização dos cuidados integrais, individualizados e contínuos, centrado na criança e na família, e tem a sua similaridade com o papel do enfermeiro de família nos cuidados de saúde primários. A sua conceção teórica reside nos cuidados centrados na família e no modelo de parceria de cuidados. Objetivos: Descrever a perceção dos pais sobre o papel do enfermeiro de referência no internamento e nos cuidados à criança submetida a transplante hepático. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo de cariz fenomenológico, Nível I, com abordagem dedutiva, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a uma amostra não probabilística de 5 pais, sendo feita análise de conteúdo. Resultados: Os pais reconhecem a existência do enfermeiro de referência nos cuidados durante o internamento do seu filho e salientam competências técnico/científicas e relacionais no desempenho dos cuidados, destacando a experiência, envolvência com a criança e família, conhecimento sobre a criança, capacidade para lidar com a criança, empatia, apoio e escuta ativa. Revelam experiências positivas com os cuidados prestados pelo enfermeiro de referência e de toda a equipa, mostrando-se satisfeitos com o acompanhamento e presença por parte do enfermeiro de referência. As experiências negativas relacionam-se com o confronto com a doença e o tratamento. Como propostas de melhoria os pais sugerem maior humanização, otimizar a integração dos pais na unidade e nos cuidados, e criação de redes e grupos de apoio. Conclusões: Acreditamos que este estudo pode fornecer contributos para otimizar a utilização do modelo de enfermeiro de referência na prática de cuidados de enfermagem especializados, com repercussões na melhoria da qualidade de cuidados e maior satisfação dos pais. A metodologia qualitativa permitiu uma abordagem com maior profundidade, permitindo obter junto dos pais a informação e a compreensão do seu modo de pensar e das suas experiências.

Palavras-chave : Papel do enfermeiro; Pais; Criança hospitalizada; Transplante hepático..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )